TIC na Educação em Engenharia

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TIC na Educação em Engenharia2023-06-27T10:15:10+00:00

 Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da Engenharia

Information and Communications Technology in Engineering Education

 

Round Table @CISPEE2021

 “The impact of ICT on Engineering Education: past, present and future”

The working group “ICT in Engineering Education”, part of the Portuguese Society for Engineering Education (SPEE) has organized a round table, part of CISPEE2021, to discuss the impact of Information and Communication Technologies (ICT) on Engineering Education (EE).

The goals are:

  • To highlight the impact of ICT in EE, as rightfully acknowledged by Froyd, Wankat and Smith (2012) on their seminal paper published in the Volume 100 of the Proceedings of the IEEE. The paper, entitled “Five Major Shifts in 100 Years of Engineering Education”, places the influence of ICT on EE as the fifth major shift.
  • To discuss the present situation derived by the COVID-19 pandemic, which led to an unprecedent level on the use of ICT tools in EE.
  • To share the personal views of a heterogeneous group, all involved in Engineering Education, yet with different experiences and backgrounds.

This group will discuss the impact of ICT on EE from a past, present and future perspective, by sharing their own personal experiences. The elements forming the round table are:

Professor José Tribolet, from Técnico Lisboa (IST/UL)

http://www.josetribolet.com

Professor Marina Duarte, from the Polytechnic of Porto – School of Engineering (ISEP/P.Porto)

https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/marina-duarte

Tiago Cruz, from the University of Coimbra – Faculty of Sciences and Technology (FCT/UC)

https://www.cisuc.uc.pt/en/people/tjcruz

Miguel Barbosa, a student enrolled in the Integrated Master of Biomedical Engineering, from the NOVA School of Science and Technology (FCT/UNL), and

Paulo Soares, a student enrolled in the Master in Electronic and Telecommunication Engineering, from the Polytechnic of Lisbon – School of Engineering (ISEL/IPL), who also serves as a lab assistant, at the same Institution.

The Round Table will be moderated by Gustavo Alves, from the Polytechnic of Porto – School of Engineering (ISEP/P.Porto), who also served as past president of SPEE (2018-2020), and Inês Direito from the University College of London (UCL), UK, who is also a member of SPEE and the European Society for Engineering Education (SEFI).

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Equipa

Alberto Cardoso – Departamento de Engenharia Informática da FCT-UC
Carlos Miguel Borges – Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC
Alberto Cardoso – Departamento de Engenharia Informática da FCT-UC
Carlos Miguel Borges – Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC
Diogo Ribeiro – Departamento de Engenharia Civil do ISEP
Gustavo R. Alves – Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP
José Ribeiro da Fonseca – Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FCT-UNL
Luís Santos – Departamento de Engenharia Informática e de Sistemas do ISEC
Maria do Rosário Oliveira – Departamento de Engenharia Civil do ISEP
Raúl Cordeiro – Departamento de Engenharia Eletrotécnica do IPS

Coordenador

José Ribeiro da Fonseca – jmf@uninova.pt
Gustavo R. Alves – gca@isep.ipp.pt

Resumo

O grupo de trabalho “Tecnologias de Informação e Comunicações no Ensino da Engenharia”, criado durante o Fórum de Desenvolvimento de Educação em Engenharia (FDEE) que teve lugar no dia 9 de Maio de 2019 no ISEC, visa a partilha de experiências e conhecimentos na área das TICs no ensino da Engenharia. Pretende-se com este grupo dinamizar a divulgação de artigos científicos, realizar encontros e palestras e estimular a cooperação entre grupos que se dedicam ao ensino da Engenharia apoiados por ferramentas de comunicação e cálculo computacional que permitam o ensino tanto presencial como remoto tirando partido das novas tecnologias atualmente já disponíveis ou em desenvolvimento.

As ferramentas baseadas em TICs, que vinham já a assumir um papel muito importante no ensino da Engenharia antes do surgimento da pandemia de COVID-19, têm vindo a ver reforçado o seu papel de suporte ao ensino uma vez que se tornou incontornável a necessidade de comunicar à distância com os alunos e de permitir que estes efetuem grande parte (ou mesmo a totalidade) da sua aprendizagem de forma remota. Consegue-se assim evitar a presença física tanto dos professores como dos alunos nas instituições de ensino minimizando os riscos de contágio tanto no local de ensino como durante as deslocações que assim são evitadas. A necessidade de ensinar Engenharia de forma remota criou novas necessidades e motivações reforçadas que podem e devem beneficiar da experiência daqueles que têm vindo a utilizar estas tecnologias ao longo da sua carreira académica ou profissional.

Certos de que o caminho que nos aguarda na construção de sistemas de ensino mais eficientes e mais atrativos baseados nas TICs é complexo, mas muito atraente e com enorme potencial, esperamos que este grupo de trabalho venha a dar a todos os seus participantes um espaço de reflexão que lhes permita uma evolução mais rápida e mais segura na implementação destas tecnologias de apoio ao ensino.

 

Publicações sugeridas

Five Major Shifts in 100 Years of Engineering Education

Review: Este artigo identifica 5 mudanças principais no ensino, sendo exploradas em pormenor um conjunto de tecnologias de comunicação no ensino, nomeadamente:

  • Divulgação de conteúdos: televisão, vídeo e internet
  • Ensino personalizado: conteúdos ajustados ao aluno
  • Sistemas de resposta personalizados
  • Tecnologias computacionais
  • Tutores inteligentes: segundo nível de ensino personalizado
  • Simulação
  • Jogos e competições
  • Laboratórios remotos
  • Avaliação

Hands-on, simulated, and remote laboratories: A comparative literature review

Review: este artigo incide sobre os objetivos educacionais de laboratórios ditos tradicionais (hands-on) e não-tradicionais (virtuais e remotos), oferecendo uma revisão da literatura associada. As quase 1000 citações (de acordo com o Google Scholar) tornam este artigo uma referência quase obrigatória para todos os docentes e investigadores interessados na utilização de ferramentas online para o ensino laboratorial em engenharia.

LabsLand – Real laboratories, on the Internet

Esta empresa possui um modelo de negócio baseado no conceito de “prosumers”, i.e. serve de broker entre instituições de ensino que oferecem acesso a laboratórios remotos e que, por sua vez, acedem na qualidade de clientes a laboratórios remotos suportados por outras instituições de ensino. No contexto atual da pandemia do COVID-19, facilita o acesso a alguns dos seus recursos.

 

Iniciativas

Webinar SPEE: Experiências de Ensino a Distância – Quarta-feira, 17 Junho 2020, 17:00 (WEST)

Realizou-se no dia 17 de Junho de 2020 um  webinar conduzido pelos colegas Filomena Soares, Gustavo Alves e Paulo Moura Oliveira.

Este ano tem trazido novos e inesperados desafios para o ensino de engenharia. Neste webinar, três colegas da SPEE partilharam as suas experiências sobre como aplicaram técnicas e tecnologias do ensino online.  Após o conjunto das apresentações, seguiu-se um período de discussão, moderado pelo colega Bill Williams.

1ª Apresentação: Ensinar e Aprender com arte!

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa um Mural é uma pintura ou obra gráfica, geralmente de grandes dimensões, realizada sobre um muro ou parede. Um Mural digital pode ter uma definição adaptada Mural digital é uma pintura ou obra gráfica ou textual, realizada sobre um muro virtual. Que tal o aluno registar o seu processo de aprendizagem, e o docente acompanhar e suportar esse processo, num Mural digital, partilhado com todos, numa estampa colorida e sucessivamente alimentada? Relato de uma facilitadora de Ensinar e Aprender com arte!

Video em: https://youtu.be/DQKfGBn-xTo

Apresentação em: WebinarSPEE_FS

Filomena Soares
Departamento de Eletrónica Industrial
Escola de Engenharia
Centro Algoritmi
Universidade do Minho
https://orcid.org/0000-0002-4438-6713

2ª Apresentação: Aplicações online para ensino prático

Um ambiente laboratorial dito tradicional caracteriza-se pela realização de experiências práticas, geralmente por grupos de alunos, sob supervisão de um docente. É possível recriar este tipo de ambiente, num modo online? Que tipo de aplicações se podem usar? De que forma é que um docente pode supervisionar o trabalho individual (de cada grupo ou aluno) e ajudar a ultrapassar as dúvidas e dificuldades relatadas? Esta apresentação partilha a experiência numa unidade curricular específica de um Curso de Engenharia Eletrotécnica e Computadores, abordando no final possíveis formas de generalização a outras áreas científicas da Engenharia.

Apresentação em: WebinarSPEE_GCA

Gustavo R. Alves
Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial
Politécnico do Porto
http://orcid.org/0000-0002-1244-8502

3ª Apresentação: Ensino de Controlo Automático com o Laboratório Portátil TCLab

A utilização do TCLab – Temperature Control Laboratory, no contexto do ensino de unidades curriculares de Sistemas de Controlo é o tema da apresentação. Questões a abordar: Como é que um laboratório portátil (pocket-size laboratory), pode ser utilizado no ensino prático de técnicas de modelação e controlo de sistemas? De que forma é que este laboratório tem sido utilizado em tempos de COVID-19? Qual a importância que kits similares podem desempenhar no complemento do ensino prático?

Apresentação em: WebinarSPEE_PMO

Paulo Moura Oliveira
Departamento de Engenharias
Escola de Ciências e Tecnologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
INESC-TEC
https://orcid.org/0000-0003-4283-1243

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