Ética na Educação em Engenharia

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Ética na Educação em Engenharia2021-09-22T16:33:12+00:00

Ética na Educação em Engenharia

 

SEFI@work: Engineering ethics education: insights from Spain and Portugal

No âmbito da cooperação do GT-EEE da SPEE com o SEFI Special Interest Group on Ethics in Engineering Education foi acordado realizar um seminário Ibérico com colegas Espanholas no dia 23Set21 das 10h às 12h. A inscrição é grátis e os detalhes estão no anúncio da SEFI em https://bookwhen.com/sefi/e/ev-szva-20210923110000. Apareçam e participem na conversa, sinceramente o GT-EEE.

SEFI@work: Engineering ethics education: insights from Spain and Portugal

Thursday, 23 September ’21   11am – 1pm CEST
Online on Zoom

 

Conversas entre SPEE GT Ética e SEFI Ethics WG

No seguimento da participação da colega Fátima Monteiro na Newsletter SEFI Ethics Special Interest Group dedicada à acreditação (https://www.sefi.be/2021/03/02/february-sefi-ethics-newsletter/) e de troca de mensagens realizou-se uma conversa por Zoom a 5Mar21 entre representantes dos dois grupos. Dessa conversa e da troca de mensagens posteriores resultaram as conclusões seguintes:

  • O GT sobre Ética da SPEE foi convidado a participar e a divulgar o evento deste mês da SEFI Ethics Spring School: Experiencing Engineering Ethics Education: Reflections, evidence and perspectives on engineering ethics education in practice (https://www.sefi.be/2021/02/25/registration-open-sefi-ethics-spring-school/).
  • O SEFI Ethics WG (https://www.sefi.be/activities/special-interest-groups/ethics-in-engineering-education/) está disposto a trabalhar com o GT da SPEE sobre Ética em termos de compartilhar informações e de desenvolver iniciativas conjuntas.
  • O GT de Ética da SPEE sugeriu a possibilidade de criação de uma comunidade interessada no tema. Poderá ser criada uma comunidade em Linkedin ou similar.
  • Pensar num seminário conjunto ou numa mesa redonda para discutir resultados de aprendizagem para cursos de Engenharia com o objetivo de fornecer as competências necessárias em Ética (conhecimentos, habilidades e atitudes). Foi mencionado como exemplo o quadro de qualificações de CALOHEE (calohee.eu) sobre Ética, Envolvimento Social e Cidadania.
  • Sarah Junaid (SEFI Ethics WG) está a investigar as políticas sobre Ética em três países. Sugeriu que os possíveis interessados a abordem para analisar a possibilidade de trabalharem juntos neste Verão.
  • SEFI Ethics WG está disposto a divulgar os eventos ou resultados da investigação do GT sobre Ética da SPEE.
  • Foi sugerida a organização dum seminário Ibérico conjunto em Setembro (data a equacionar) com temas comuns e com a divulgação da educação sobre Ética na Engenharia nos contextos Português e Espanhol. O contacto da SEFI Ethics WG é Esther Giménez Carbó da UPValência.

 


 

Introdução

O “Fórum para o Desenvolvimento da Educação em Engenharia”, que decorreu a 9 de maio do corrente ano, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), foi ocasião para o (re)nascimento de um Grupo de Trabalho (GT), integrado na SPEE e centrado na temática “Ética na Educação em Engenharia”. Trata-se, no fundo, de conferir renovado fôlego a anterior iniciativa de natureza análoga, também inserida na SPEE, que, por circunstâncias várias, foi perdendo a vitalidade necessária ao desenvolvimento de atividade autossustentada.

Equipa

Alfredo Soeiro (FEUP);

Fátima Monteiro (ISEC);

Leonor Moura (IST);

Luis Adriano Oliveira (FCTUC);

Susana Meneses (ISEC);

Teresa Fragoso (ISEC).

Coordenadores:

Alfredo Soeiro                  avsoeiro@fe.up.pt

Luis Adriano Oliveira     luis.adriano@dem.uc.pt

 

Resumo

O GT “Ética na Educação em Engenharia” tem por objetivo central sensibilizar os alunos dos cursos de Engenharia para a importância de integrar a vertente ética na sua atual formação, enquanto estudantes, e, não menos relevante, no posterior desempenho da sua atividade, enquanto futuros profissionais. Paralelamente, procura-se promover essa mesma consciência junto dos docentes dos cursos de Engenharia, sobre quem recai a responsabilidade de formar profissionais eticamente íntegros.

Atividades

As ações a realizar serão dirigidas a estudantes de Engenharia, e também aos respetivos docentes. Não se pretende, neste segundo caso, ensinar ética aos colegas. Trata-se, antes, de os sensibilizar para a necessidade de promover o ensino de ética, junto dos seus alunos, a par do desenvolvimento de outros soft skills. Esse ensino poderá materializar-se através da inclusão de módulos de ética (com diferentes formatos, a ponderar) em unidades curriculares de Introdução à Engenharia (prática já implementada, aliás, em alguns casos concretos, infelizmente ainda em escasso número).

Para o curto prazo (início do próximo ano letivo 2019-2020), está prevista a organização de dois workshops (em datas e locais a anunciar oportunamente), que obedecerão a um formato comum:

(i) – palestra subordinada à temática “A Vertente Ética na Formação de Futuros Engenheiros”, seguida de período de discussão;

(ii) – trabalhos de grupo, dedicados à reflexão e à discussão em torno de dilemas éticos previamente propostos;

(iii) – sessão plenária de apresentação e discussão das conclusões elaboradas pelos grupos de trabalho participantes.

Tendo em vista horizonte temporal mais alargado, antecipam-se iniciativas de natureza diversa, nomeadamente: promoção do ensino de ética ao nível dos ensinos básico e secundário  e,  também,  em  ações  de  Aprendizagem  ao  Longo  da  Vida  (Long  Life Learning); desenvolvimento de iniciativas de e-learning e realização de webinars tematicamente orientados; divulgação e participação seletiva em eventos nacionais e internacionais, envolvendo a dimensão ética no ensino de Engenharia (destaque, desde já, para o CISPEE 2020); participação ativa em estruturas como a “European Society for Engineering Education”; promoção de sinergias entre instituições de ensino superior e associações profissionais (a começar pela própria Ordem dos Engenheiros, O.E.); publicação de investigação a desenvolver sobre “Ética na Educação em Engenharia”, incluindo, entre outros tópicos, a perspetiva histórica no contexto nacional.

A concretização de tais previsões, bem como a inclusão de outras, é vista como um processo necessariamente evolutivo e dinâmico, que em muito dependerá de fatores nem sempre controláveis. Entretanto, motivação e determinação constituem, à partida, garantias de base.

 

Iniciativas

A convite e por iniciativa dos Prof. Oliveira Duarte e Pedro Fonseca (Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro), Luis Adriano Oliveira (Prof. da Universidade de Coimbra) foiorador de uma palestra/workshop online intitulada “Ética na Investigação Científica”, que teve lugar no dia 7 de maio, com início às 9:30h e duração aproximada de 90 minutos. A participação do Prof. Oliveira insere-se na atividade do Grupo de Trabalho – “Ética no Ensino de Engenharia”, da SPEE (Sociedade Portuguesa para o Ensino da Engenharia).