Research, Gender and Diversity in Engineering Education

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Research, Gender and Diversity in Engineering Education2021-05-20T11:53:21+00:00

Equipa:

Coordenadores:

Rita Pereira, rpereira@deea.isel.pt

Cristina Borges, cristina.borgesazevedo71@gmail.com

Introdução:

As características de uma sociedade em permanente mudança, como a atual, exigem que ao sistema educativo seja atribuída a responsabilidade de preparar jovens, não só com um conjunto sólido de conhecimentos científicos e tecnológicos, mas também com novas competências intelectuais, pessoais e sociais que lhes possibilitem a adaptação a novas realidades.

A importância dos estudos no domínio do ensino da engenharia é reconhecido a nível internacional, como um dos elementos catalisadores da melhoria da formação em engenharia centrado do aluno e no seu contexto académico, tendo por objetivo dotar a sociedade de profissionais de excelência neste domínio.

As questões da diversidade e de género permitem dar resposta os desafios atuais das sociedades, em que os alunos que ingressam nos cursos de engenharia são provenientes de vários países e portanto, a sua forma de aprendizagem e os seus objetivos dependem também do seu enquadramento cultural. Paralelamente, existe uma tendência crescente no ingresso de mulheres no ensino superior, sendo que historicamente preferem fazer a sua formação noutras áreas. Importa conhecer e compreender os fatores de decisão na atratividade dos cursos e desenvolver agentes que promovam a motivação das estudantes para os cursos de engenharia.

No sentido de dinamizar as ações da SPEE neste âmbito, apresentam-se os objetivos principais e o plano de ação proposto.

 Objetivos:

  • Fazer deste grupo um hub que permita o contato entre várias pessoas e instituições no intuito de promover parcerias/sinergias e dinamizar candidaturas a projetos de investigação;
  • Implementar um banco de boas práticas tanto para a investigação do ensino em engenharia bem como na diversidade e género, que permitam a comparabilidade dos dados recolhidos/resultados obtidos.

Plano de ação:

O plano de ação divide-se nos seguintes eixos: a. Projetos de I&D; b. Formação e c. Disseminação

a) Projetos de I&D

  • Identificam-se como possibilidades as candidaturas a projetos Marie-Curry, Cost Actions e Erasmus+;
  • Participação em projetos que se encontram a decorrer no âmbito da recolha de dados para integração em bases de dados, nomeadamente no domínio do género e diversidade, durante o ano letivo 19/20;
  • Iniciar a implementação de estudos no domínio das competências espaciais, a diferentes níveis. Ao nível do ensino básico, com o intuito de trabalhar esta área desde o início da formação académica das crianças, fomentando as suas apetências para cursos científicos e tecnológicos. Ao nível do ensino secundário, destinado a identificar alunos que demonstrem competências espaciais e desenvolver metodologias de motivação e captação destes alunos para as áreas de engenharia.

Ao nível do ensino superior utilizar esta ferramenta de identificação de competências espaciais para melhoria da eficiência da aprendizagem e no combate ao insucesso escolar.

b) Formação

Promoção de webminars e keynotes, de forma periódica, preferencialmente mensal.

Apresentam-se como proposta de temas:

  • Integração em projetos que se encontrem a decorrer;
  • Como publicar em conferências e em revistas de referência;
  • Competências espaciais – implementação de casos de estudo.

Entende-se que esta formação deve ir ao encontro das necessidades e interesses manifestados pelos participantes durante os eventos, através da auscultação de todos os intervenientes através de inquéritos online.

c) Disseminação

Através dos sítios de internet da SPEE e das intuições intervenientes.

Através da implementação de um banco de boas práticas no âmbito do ensino da engenharia, género e diversidade.

Publicações resultantes dos estudos realizados.